Canto da Barra

Um paraíso ainda desconhecido por muitos cearenses e pela maioria dos turistas que visitam o Ceará. O Canto da Barra fica a uns 1.500 metros da desembocadura do Rio Jaguaribe, na região do Fortim. Para chegar, após passar Fortim continue uns 5 km e a sua direita vai sair uma estrada asfaltada. Pegue essa estrada e continue até o fim, onde há um observatório turístico, composto por três barracas com telhado de palha de carnaúba meio destruído. A vista é fantástica. Retrocedendo uns 20 metros têm uma rua sem asfalto que desce até o rio. Desça. Ao chegar á beira do rio estacione seu carro -se tiver lugar- à sombra, embaixo do "estacionamento" ali construído. Você está em pleno Canto da Barra (foto). Mas o melhor ainda está por vir. A sua esquerda, a uns 300 metros, você vai ver um manguezal (foto). Pegue suas coisas e comece caminhar até lá. Continue caminhando, beirando o manguezal (aproveite para observar a variedade de vida ali existente) e uns 150 metros após sair do manguezal, à sua esquerda, vai ter um conjunto de barracas (foto) que o proprietário batizou como "Canto do Mangue". É ai que os barcos que fazem passeio no Rio Jaguaribe trazem os visitantes comer caranguejo, que aliás é delicioso. A barraca oferece também cerveja geladíssima e postas de cavala fresca mas um tanto salgadas demais. Mas, algo imperdoável, foi servido -no dia 6 de Janeiro de 1999- peixe frito estragado à turma da produção do site. Perante nossa reclamação o peixe não foi cobrado, mas é inconcebível que um pescador não consiga reconhecer peixe "passado" (como ele mesmo definiu). Deve ter sido um erro dos assistentes de cozinha do proprietário, mas de qualquer forma um erro gravíssimo que não podemos deixar de publicar.

Se você for de buggy vá até a barraca pelo morro (foto). Vai ter de seguir as trilhas, e a areia, na aldeia de pescadores, é muito mas muito branda. Acelere a fundo. Vai pular um bocado, mas dá para passar numa boa.

A vista no lugar é paradisíaca. Olhando para o mar, à sua direita estará o rio Jaguaribe, e na margem contrária do rio as dunas que fazem parte de região de Canoa. A suas costas o manguezal, e à sua frente a à sua esquerda quilômetros de areia e dunas. O silêncio -desde que não haja um bando de turistas barulhentos- é cativante.

Se você for de buggy, então prepare-se. Vá enfrente até o mar (siga as trilhas) e vire à esquerda. Se a maré estiver baixa ande uns 3 ou 4 km. e você vai chegar a umas formações rochosas (foto), onde não dá para continuar, e após as quais fica Pontal do Maceió. Pare nesse lugar. Você chegou ao paraíso. Existem cavernas (foto) nas rochas para explorar, lagoinhas com abundante vida marinha que se formam ao descer a maré, uma praia particular para você curtir ou namorar. Com exceção de alguns pescadores que jogam suas redes no mar, você estará na sua, sozinho (ou em boa companhia), sem ninguém para incomodar. Não têm nada, absolutamente nada, ao seu redor, portanto leve pelo menos água potável já que você não vai querer ir embora dai. Sombra só dentro das cavernas, que não são muito confortáveis já que são de pedra. Protetor solar é uma obrigação, e se quiser curtir bastante leve uma sombrinha: o sol é cruel.

Dá para chegar a pé? A caminhada, debaixo de um sol escaldante, é das boas (uns 5 km. pela areia, em muitas partes bastante branda) mas dá. Se tiver disposição não deixe de conhecer; vale a pena.

Canto da barra, ao descer a ladeira, com a maré baixa

Manguezal

Canto do mangue, após o manguezal. Observe em primeiro plano a lama do manguezal. Ao fundo, à esquerda, a barraca. Atrás do barco, bem ao fundo, nosso buggy. Imagine toda essa praia só para você.

Para chegar à barraca pelo morro vai ter de atravessar essa areia toda. Se não tiver experiência vai atolar.

A praia, vista desde uma das inúmeras cavernas.

Formações rochosas na praia.