Barra do Rio Trairi

A barra do Rio Trairí fica a uns 6 Km de Lagoinha, pela praia. Aproveite e na metade do caminho tome um banho na lagoinha que dá nome à praia. Ao chegar ao rio você verá -na margem oposta- uma barraca, extremamente simples e primitiva. O atendimento é feito por um nativo, seu Francisco, quem adicionalmente sinaliza -mediante bandeiras coloridas- a passagem do rio. Se houver uma bandeira amarela pode atravessar com seu veículo sem problemas. Bandeira preta indica impossibilidade de travessia. O jeito é apelar à balsa do seu Francisco.

Não espere sofisticação; simplesmente o melhor coco -entre milhares- que a produção do site e seus acompanhantes jamais tenham comido em todo o Brasil. Se você chegar cedo, antes do meio dia, seu Francisco deve ter peixe -fresquíssimo- que frita na hora. Bate de dez a zero nos peixes da maioria dos restaurantes de Fortaleza. Cerveja geladinha. O que mais você pode pedir? A vista, então, é paradisíaca. Quilômetros de areia, coqueiros, o rio fluindo mansamente. Seu Francisco é bom de papo; morador da região há muitos anos, conhece tudo ao seu redor. Saiba como é difícil a vida dos pescadores artesanais, como é que eles dormem quando em alto mar, os peixes da região, anedotas, enfim, dá para esticar o papo por um bom tempo.

Dá para chegar a pé? Desde Lagoinha a caminhada, debaixo de um sol escaldante, é brava, mas dá. Se tiver disposição não deixe de conhecer; vale a pena.

A lagoinha

Vista para a praia de Lagoinha

Vista para a Barra do Rio Trairi

A balsa do seu Francisco

A barra do rio Trairi, com a barraca do seu Francisco ao fundo.

Seu Francisco